FINANÇAS

Empréstimos milionários comprometem futuro de Alagoas

Pesquisador da Ufal diz que há risco do Estado repetir tragédia da era Suruagy
Por Odilon Rios 08/04/2023 - 13:38

ACESSIBILIDADE

Secom/AL
Paulo Dantas
Paulo Dantas

O governador Paulo Dantas (MDB) conseguiu aprovar, na Assembleia Legislativa, novo pedido de empréstimo, desta vez de R$ 1,1 bilhão (exatos R$ 1.127.602.299,24), menos com o voto do deputado Fernando Pereira (PP).
O argumento é que o dinheiro será usado no “Programa Visão Alagoas 2030”, ou seja, obras de infraestrutura rodoviária, aeroportuária e urbanização divididas em quatro programas: Alagoas de Ponta a Ponta, Minha Cidade Linda, Conecta Alagoas e Aeroporto Costa dos Corais.

Pesquisador da dívida pública e da política de empréstimos adotadas por países e estados, o professor da Ufal José Menezes Gomes diz que Alagoas corre o risco de comprometer o próprio futuro e assistir a uma crise financeira e social como a de 1997, que derrubou o então governador Divaldo Suruagy, acumulando meses de salários atrasados de servidores públicos.

“Esse foi o caminho trilhado por todos os governos que acabou levando a lei complementar 156, que renegociou todas dívidas estaduais federalizadas em 1997”, resume.


Encontrou algum erro? Entre em contato