O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas ao seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), em um discurso proferido nesta sexta-feira (12) em Fortaleza (CE), durante o lançamento de um programa de ampliação do ensino em tempo integral.
Embora não tenha mencionado o nome de Bolsonaro diretamente, Lula fez referências ao ex-presidente, chamando-o de "essa coisa que governou o país" e de "antidemocrático". Em seu discurso, ele comparou Bolsonaro a uma "praga de gafanhotos" e o responsabilizou por transformar o Brasil em um lugar desagradável.
Lula destacou que o Brasil, em algum momento, era um país cheio de esperança e havia se tornado a sexta maior economia do mundo. No entanto, segundo ele, a chegada de Bolsonaro ao poder trouxe consequências negativas para a nação. O ex-presidente acusou Bolsonaro de disseminar ódio, causando divisões entre familiares e amigos.
"Porque ele destilou ódio, fez com que irmão brigasse com irmão e pai brigasse com filho, fez com que pessoas nem se encontrassem mais na época de Natal", afirmou Lula em seu discurso.
As suspeitas envolvendo Bolsonaro e seu entorno também foram alvo de Lula: “Ele dizia que era um governo honesto, combatendo corrupção. Nós vamos ver o que é a corrupção agora, com a turma dele. Vamos ver agora”, discursou o presidente.
“Agora, está dentro de casa, com o rabinho preso, prestando depoimentos. Ele vai saber o quanto foi ruim para ele mentir durante o processo do governo”, continuou Lula.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.