POLÍTICA

Ministério do Turismo tem novo substituto; saiba quem é Celso Sabino

Após semanas de especulações, deputado substituirá Daniela Carneiro
Por Redação 13/07/2023 - 19:20
A- A+
Divulgação
Celso Sabino
Celso Sabino

O Palácio do Planalto confirmou que o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) será o novo ministro do Turismo. O convite foi formalizado nesta quinta-feira, 13, após reunião entre o parlamentar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no gabinete presidencial, em Brasília. O anúncio foi divulgado em um comunicado distribuído à imprensa, e a nomeação deverá ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União (DOU).

Sabino substituirá Daniela Carneiro no cargo. Nomeada desde o início do governo Lula, Daniela Carneiro foi a deputada federal mais votada do estado do Rio de Janeiro e deve retomar o mandato na Câmara dos Deputados. Ela é casada com o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos), um importante aliado de Lula na região da Baixada Fluminense na campanha eleitoral de 2022.

A mudança na pasta vinha sendo especulada desde o mês passado, e já havia sido selada, na semana passada, durante uma outra reunião ocorrida no Palácio do Planalto, desta vez com o presidente Lula, Daniela Carneiro, Waguinho, e o ministro Alexandre Padilha.

A indicação de Celso Sabino é dos dirigentes do partido União Brasil, que vinha reivindicando a reformulação da pasta após divergências internas com Daniela Carneiro, que chegou a anunciar a saída da legenda. O partido conta com uma das maiores bancadas na Câmara dos Deputados - 59 parlamentares. Na montagem do governo, além do Ministério do Turismo, o partido indicou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, próximo ao senador Davi Alcolumbre (União-AP); e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que também veio da base do partido na Câmara.

A íntegra do comunicado emitido pelo Palácio do Planalto sobre a troca no Ministério do Turismo:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quinta-feira (13) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o deputado federal, Celso Sabino (União-PA). O presidente convidou Sabino para o Ministério do Turismo, convite esse que foi aceito pelo deputado. A nomeação sairá no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Quem é Celso Sabino

O novo ministro é auditor fiscal, administrador, advogado, doutor e pós-doutorando em direito.
Aos 44 anos, o parlamentar está há 23 na gestão pública. Em 2022, foi eleito presidente da Comissão Mista de Orçamento, dentro do atual mandato como deputado federal reeleito com 142.326 votos.

Celso também foi deputado estadual duas vezes. A primeira, em 2011, assumiu como suplente. Já em 2014, se tornou deputado estadual com quase 40 mil votos, quando esteve entre os três parlamentares que mais apresentaram projetos de lei — mais de 120.

Em 2012, o político assumiu a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda, durante o governo de Simão Jatene (PSDB). Um ano depois, em 2013, Celso foi nomeado presidente do Instituto de Metrologia do Pará (InmetroPará).

No pleito de 2018, o paraense foi eleito como deputado federal pela primeira vez, com 146.288 votos. Celso é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

Confira a seguir, como votou Sabino em cinco vezes em que o partido do qual é afiliado foi contra o governo Lula na Câmara:

Urgência do PL das fake news - ausente
MP dos Ministérios: votou sim (contra o governo)
Derrubada do decreto do saneamento - ausente
Marco temporal - votou sim (contra o governo)
Mudança no arcabouço fiscal - votou sim (a favor do governo)
Reforma tributária - votou sim nos dois turnos, seguindo a maioria dos deputados de seu partido (a favor do governo)


Encontrou algum erro? Entre em contato