candidato à Presidência
Milei encerra campanha na Argentina com jingle em português
Ultradireitista promoveu grande comício na quarta-feira, em Buenos Aires
O candidato da ultradireita à presidência da Argentina, Javier Milei, do partido A Liberdade Avança, encerrou sua campanha em Buenos Aires em um ato na noite desta quarta-feira, 18. As eleições argentinas vão acontecer no domingo, 22.
A noite foi regada por canções como “que saiam todos, que não fique nenhum”, muito usada na crise de 2001 contra os políticos, e “a casta tem medo”. Também houve vaias e xingamentos ao presidente venezuelano Nicolás Maduro e a jornalistas, já que Milei acusa uma parte da imprensa local de receber dinheiro de políticos.
Teve até um jingle em português brasileiro: “Ele vai pra cima, vai acabar com a inflação, vai privatizar, dolarizar a nação (…) é o Milei, é o Milei, presidente da Argentina, todos sabem que é o Milei”, dizia a canção, colocada no evento enquanto o público esperava por Milei.
Milei afirmou que se mais argentinos forem às urnas, “é provável” que ganhe o pleito já no primeiro turno. Ele se define como anarcocapitalista e propõe dolarizar a economia e extinguir o Banco Central. O candidato prometeu transformar seu país em uma “potência mundial”.
O ultradireitista somente entrou em cena após a projeção de um vídeo com imagens de bombas, explosões, implosões e edifícios desabando. Ele se considera um “outsider” que teve que entrar na política para que os políticos não continuassem “c*gando” na população, em suas próprias palavras.
Publicidade
Continua após a publicidade