SECA

Câmara discute ações para minimizar seca atípica prevista para o Nordeste em 2024

Seca vai trazer desafios econômicos e sociais que exigem respostas rápidas
Por Tamara Albuquerque 12/12/2023 - 12:57
A- A+
Agência Brasil
Situação de seca no Piauí
Situação de seca no Piauí

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados vai debater medidas efetivas para minimizar os efeitos da seca atípica prevista para atingir o Nordeste entre fevereiro e maio de 2024, influenciada pelo fenômeno El NIño. O encontro será realizado nesta quinta-feira, 14, e foi proposto pelo deputado Fernando Mineiro (PT-RN).

O parlamentar destaca que a combinação do El Niño com os efeitos do aquecimento global resultará em uma severa estiagem na região. A preocupação do parlamentar tem como base alertas feitos por especialistas ressaltam a anormalidade da seca.

A audiência pública contará com a presença de especialistas e autoridades no assunto. Tudo isso para buscar uma discussão ampla e embasada sobre as medidas necessárias para lidar com as consequências previstas. Primordialmente, a participação da comunidade científica é fundamental. Cientistas já cobraram dos governos federal e estaduais políticas emergenciais para atender à população do semiárido nordestino e minimizar os prejuízos econômicos, especialmente na agropecuária.

O parlamentar lembra que estudos indicam que as temperaturas no Norte e no Nordeste podem exceder a média em 0,5°C a 2,5°C no próximo ano, intensificando os desafios enfrentados pela região. Diante desse cenário, torna-se imprescindível discutir e implementar ações que garantam a segurança hídrica, o apoio à agricultura e pecuária locais, bem como a mitigação dos impactos sociais decorrentes da seca.

A seca prevista não é apenas uma questão climática; é um desafio socioeconômico que exige respostas rápidas e eficazes. O evento na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é um passo importante nesse processo. Ao mesmo tempo reunindo especialistas, legisladores e demais envolvidos para buscar soluções coletivas.


Encontrou algum erro? Entre em contato