POLÍTICA INTERNACIONAL
Renan Calheiros comemora vitória do “PT do Reino Unido“ nas eleições
Trabalhistas garantiram a maioria parlamentar, com 326 assentos
O senador Renan Calheiro (MDB-AL) comemorou nesta sexta-feira, 5, por meio de sua conta no Twitter a vitória do Partido Trabalhista do Reino Unido, nas eleições parlamentares.
Por meio de sua conta, ele afirmou que o “triunfo dos trabalhistas no Reino Unido, contra escândalos e sobressaltos econômicos,é um eloquente sinal de que a civilização avança na defesa dos alicerces sagrados da humanidade“.
O triunfo dos trabalhistas no Reino Unido, contra escândalos e sobressaltos econômicos,é um eloquente sinal de que a civilização avança na defesa dos alicerces sagrados da humanidade. Democracia de inglês pro mundo ver e aplaudir: eleitos governam, derrotados respeitam o eleitor pic.twitter.com/IwsqsGn7ET
— Renan Calheiros (@renancalheiros) July 5, 2024Os Trabalhistas garantiram a maioria parlamentar, com 326 assentos e poderão indicar o próximo primeiro-ministro — o líder Keir Starmer.
Minutos antes do resultado da maioria parlamentar sair, o primeiro-ministro e líder do Partido Conservador, Rishi Sunak, admitiu a derrota, dizendo às pessoas na contagem do seu assento: “Sinto muito”.
Com o resultado das eleições, o país entra em uma nova era política com a derrota dos Conservadores, que estão há 14 anos no poder.
A vitória do Partido Trabalhista também marca um movimento para a esquerda dentro do Reino Unido, na contramão da onda conservadora que tem levado legendas de ultradireita a excelentes resultados em países como Itália, França e Alemanha, além do Parlamento Europeu.