ECONOMIA
Sam’s Club elimina fronteiras e Maceió tem acesso a importados exclusivos
Varejista inaugurou segunda unidade na capital com adesão de quase 30 mil sócios/clientesMaceió recebeu o mais recente investimento do Grupo Carrefour no país. Uma unidade do Sam’s Club que abriu as portas na última quinta-feira, 29, com quase 30 mil sócios, consumidores que pagam uma anuidade de R$ 75 para comprar na varejista. A loja fica na Fernandes Lima, no bairro Gruta de Lourdes, e segue o modelo exclusivo do único clube de compras do Brasil.
Diferente de outras experiências de compras no varejo, o Sam’s Club extingue fronteiras para trazer ao consumidor produtos importados de inúmeros países, aprovados após uma curadoria de mercadoria, selecionando o melhor em qualidade e com preço competitivo, segundo explica José Rafael Vasquez, CEO do Sam's Club e do Carrefour Varejo. “É como se você tivesse dando um pulinho em Miami, na França, China, Turquia e Estados Unidos sem precisar passar por aeroportos”, diz com bom humor.
Segundo Vasquez, 25% dos itens da loja são importados, produtos exclusivos assim como os de marca própria (member’s mark) que, normalmente, estão presentes nos carrinhos de 8 sócios a cada 10. “Temos penetração gigantesca da marca própria”, comenta. A nova loja em Maceió tem um salão de vendas de 4 mil m² e 5.500 itens, número estrategicamente pequeno quando comparado a um hipermercado, que possui entre 25 mil a 30 mil itens, mesmo com salão de vendas do mesmo tamanho.
O CEO afirma que o Nordeste é a região que tem a melhor performance para o Sam’s Club. “É nossa menina dos olhos”. Segundo ele, o nordestino consome muitos itens importados, acima do registrado em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. “Não é esperado, mas é assim. O Nordeste tem aceitação, uma curiosidade por coisas diferentes que é fenomenal! Tanto, que abrimos este ano unidades em Fortaleza (CE), Feira Santana (BA) e agora em Maceió. Estamos com 13 unidades na região”, comenta.
O que leva um consumidor a virar sócio do Sam’s, pagando anuidade, é a exclusividade dos produtos, a qualidade e preços com até 60% de redução em relação ao praticado por outras empresas, na avaliação de Vasquez. “Praticamos uma proposta de valor baseada em valor recebido. O sócio sabe que vai levar para casa um produto que não acha em lugar nenhum e por preço competitivo”, diz.
A varejista investe pesado em sistemas para conhecer o perfil de compras dos sócios e oferecer o produto baseado no interesse deles. “Conhecemos o comportamento de compra do cliente fazendo assessoria para ele. Em varejo físico, varejo e loja, não tem ninguém com esse trabalho no Brasil”, informa Vasquez.
O sócio do Sam’s Club está em quase todas as faixas econômicas, mas a maior penetração é nas classes C1 e A e com média de idade entre 35 a 45 anos. Mas, a varejista também atende ao pequeno comerciante. O semento de hospedagem - com hotéis, resorts, pousadas – é forte consumidor dos produtos, or exemplo.
Os números do Sam’s impressionam: aumentou sua receita em 79,4% em 2023 em comparação com 2022, registra um patamar de vendas de R$6,3 bilhões e deve alcançar o faturamento de R$ 10 bilhões até 2025.
Segundo Vasquez, a participação no volume total do Grupo Carrefour passou de 3,24% em 2022 para 4,45% em 2023. Os resultados do primeiro semestre de 2024 mostram que a operação do Sam’s dentro do Carrefour já é de 5,75%. O plano é dobrar de tamanho em cinco anos e chegar a 100 lojas no Brasil até 2030. O Sam's Club está há 30 anos no Brasil.