TENSÃO EM BRASÍLIA

Lira convoca sessão extraordinária após atentado com explosivos

Deputado impõe presença obrigatória de parlamentares em meio a clima de insegurança
Por Redação 15/11/2024 - 07:56

ACESSIBILIDADE

Agência Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), determinou, nesta quinta-feira, 14, a presença obrigatória dos parlamentares em Brasília na próxima segunda-feira (18) para uma sessão deliberativa extraordinária. O anúncio foi formalizado por meio de um ato da mesa diretora, assinado por Lira na manhã desta quinta-feira, e também prevê uma nova sessão na terça-feira.

A convocação ocorre após um atentado na noite de quarta-feira, quando um homem detonou explosivos em dois locais na Esplanada dos Ministérios. As explosões atingiram um carro estacionado no anexo IV da Câmara dos Deputados e a entrada do Supremo Tribunal Federal (STF). O autor do ataque, identificado como Francisco Wanderley Luiz, morreu no incidente.

Francisco Luiz, ex-candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) em Rio do Sul (SC) nas eleições de 2020, não havia sido eleito. Em publicações recentes nas redes sociais, ele compartilhou uma imagem dentro do STF, onde escreveu: “Deixaram a raposa entrar no galinheiro (chiqueiro)”.

No post, ele também exibia uma conversa consigo mesmo no WhatsApp, afirmando estar no interior do STF. No momento do ataque, Francisco usava um traje semelhante ao do personagem Coringa, figura conhecida por sua representação de um psicopata assassino em obras de ficção.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato