XADREZ POLÍTICO
JHC pode trocar PL pelo PSD de Gilberto Kassab para agradar Lula, diz site
Presidente teria conversado com prefeito sobre o tema e dado aval à movimentaçãoO prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, avança em negociações para deixar o PL, partido de Jair Bolsonaro, e migrar para o PSD, liderado por Gilberto Kassab. A informação é da jornalista Malu Gaspar, publicada nesta sexta-feira, 24, no O Globo.
Conforme a coluna, a mudança conta com o aval do presidente Lula, que enxerga a movimentação como uma oportunidade de fortalecer a base aliada e atrair o apoio de lideranças regionais.
Além do impacto político, a troca de partido é estratégica para destravar a indicação da procuradora Maria Marluce Caldas Bezerra ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Tia de JHC, Maria Marluce está na lista tríplice para uma vaga destinada ao Ministério Público, mas enfrenta resistências no Planalto devido à associação do prefeito ao bolsonarismo.
A migração para o PSD, preferida por Lula, busca reforçar o apoio interno na sigla, que possui divisões e ainda não garantiu alinhamento total ao governo. O PSB, outra possibilidade, enfrenta obstáculos, sobretudo a oposição da presidente estadual Paula Dantas, filha do governador Paulo Dantas (MDB), aliado do senador Renan Calheiros, adversário de JHC.
Nos bastidores, fontes relatam que JHC articula em sigilo o movimento para garantir tanto o fortalecimento político quanto a nomeação de sua tia, considerada por ele uma “segunda mãe”. No entanto, lideranças partidárias avaliam que, caso a indicação ao STJ seja concretizada, não há garantia de permanência do prefeito no novo partido.
A troca de partido de JHC também visa recuperar pontes rompidas em 2022, quando o prefeito deixou o PSB para migrar ao PL de Bolsonaro durante as eleições presidenciais. O anúncio foi feito no Palácio da Alvorada entre os dois turnos da disputa, marcando o apoio ao ex-presidente.
Mesmo com tratativas avançadas, JHC nega publicamente qualquer mudança de partido, aguardando os desdobramentos sobre a nomeação de Maria Marluce.