POLÍTICA

Quem é Hugo Motta, eleito presidente da Câmara dos Deputados

Ele sucede Arthur Lira, que comandou a Casa nos últimos 4 anos
Por Redação 01/02/2025 - 19:00
A- A+
Mario Agra / Câmara dos Deputados
Hugo Motta (Republicanos-PB) é o novo presidente da Câmara dos Deputados
Hugo Motta (Republicanos-PB) é o novo presidente da Câmara dos Deputados

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) é o novo presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar foi eleito neste sábado, 1, em primeiro turno, com 444 votos de 513. Ele sucede Arthur Lira (PP-AL).

Aos 35 anos, Hugo Motta se tornou o mais jovem presidente da Câmara dos Deputados. Líder da bancada do Republicanos, Motta é médico e está em seu quarto mandato como deputado federal.

Casado e pai de dois filhos, ele foi apadrinhado por Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Casa, e é visto como uma figura de consenso, com boa relação tanto com a direita quanto com a esquerda.

Motta recebeu o apoio formal de todos os partidos da Câmara, exceto PSol e Novo. Ele foi eleito para o cargo de deputado federal pela primeira vez em 2010, aos 21 anos, tornando-se o deputado mais jovem a assumir a função.

Durante sua trajetória, fez parte da "tropa de choque" do ex-deputado Eduardo Cunha (PTB) quando ambos eram do PMDB (atualmente MDB). Na época, Cunha o nomeou presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, que investigava o governo Dilma Rousseff (PT).

Como aliado de Cunha, Motta apoiou o impeachment de Dilma Rousseff, uma posição que ainda incomoda setores do PT. No entanto, após a cassação de Cunha e a saída de Dilma, Motta se distanciou do ex-deputado, não comparecendo à votação da cassação de Cunha.

De perfil centrista, Motta integrou a base de apoio de governos de diferentes espectros políticos, como os de Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB), Jair Bolsonaro (PL) e, atualmente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em 2018, trocou o MDB pelo Republicanos e, nas eleições de 2022, foi o deputado federal mais votado da Paraíba, com 158.171 votos.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato