INTERIOR DE SÃO PAULO
Vereador alagoano sofre xenofobia em sessão da Câmara
Madson Henrique estava em sessão da Câmara de Jundiaí quando foi atacadoO vereador alagoano Madson Henrique (PL), de Jundiaí, São Paulo, foi alvo de xenofobia durante uma sessão na Câmara Municipal na terça-feira, 4. Um morador presente na sessão dirigiu-se ao parlamentar e pediu que ele "voltasse para sua terra", em referência ao fato de Henrique ser natural de Alagoas, nascido em São Luís do Quitunde. As informações são do site Metrópoles.
O vereador utilizou as redes sociais para denunciar o ocorrido. Em uma postagem, afirmou que "xenofobia é crime e não será tolerada" e informou que tomou todas as providências necessárias.
A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que não há registros do caso. Durante a sessão, o presidente da Câmara, Edicarlos Vieira, pediu a aproximação da Guarda Municipal quando a discussão se intensificou. Ele reforçou a importância da participação popular nas sessões, destacando a necessidade de respeito mútuo.
Outros vereadores manifestaram repúdio à atitude do morador. No vídeo que registra o momento do ataque, é possível ouvir a frase xenofóbica. Madson Henrique reagiu imediatamente, questionando a razão da fala e defendendo sua presença na cidade independentemente de sua origem.