receita

"Reforma do IR poderá comprometer os municípios”, afirma Marcelo Beltrão

Beltrão ainda lembrou que o FPM é a principal fonte de receita da maioria das cidades
Por Assessoria 10/04/2025 - 08:17
A- A+
Assessoria
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Marcelo Beltrão
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Marcelo Beltrão

O prefeito de Coruripe e presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão subiu o tom e fez um alerta sobre os riscos do Projeto de Lei 1087/2025, que trata da reforma do Imposto de Renda. Marcelo exige que o texto final inclua mecanismos de compensação aos municípios, que terão perdas significativas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Sou a favor da reforma. O Brasil precisa corrigir distorções históricas no sistema tributário. Mas não se pode fazer justiça fiscal penalizando quem está na ponta, cuidando do povo. Se o projeto for aprovado sem compensações reais, vai estrangular as prefeituras e comprometer o desenvolvimento local”, disparou Marcelo.

Marcelo Beltrão lembrou que o FPM é a principal fonte de receita da maioria dos municípios brasileiros, e qualquer redução sem contrapartida direta impactará áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. “Os prefeitos estão fazendo milagre com o pouco que têm. Tirar ainda mais, sem dar uma solução imediata e permanente, é decretar o colapso dos serviços básicos. Isso não é responsabilidade fiscal, é omissão com as cidades brasileiras”, criticou.

Como presidente da AMA, Marcelo Beltrão articula com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) a inclusão de um fundo de compensação permanente no texto da reforma, e já iniciou diálogo com a bancada alagoana no Congresso.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato