política
"Quanto mais apanha, mais a mulher gosta do homem", diz vereador
José Carlos Bebe Água deu a declaração no plenário na cidade de Capela (SE)
Durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Capela, em Sergipe, na terça-feira, 20, o vereador José Carlos Bebe Água (MDB) fez uma declaração que gerou repercussão ao naturalizar a agressão contra mulheres.
Ao discursar na tribuna, o parlamentar afirmou: “Na política, quem mais maltrata é quem é beneficiado”, e emendou com a frase: “Quanto mais apanha, mais é que a mulher gosta do homem”.
As falas foram criticadas por banalizarem a violência de gênero, ao associarem sofrimento físico à demonstração de afeto em relações afetivas, reforçando visões ultrapassadas e ofensivas.
Após a repercussão negativa, a Câmara Municipal divulgou uma nota oficial lamentando o episódio, embora sem citar diretamente o nome do vereador.
No texto, a Casa afirmou que “expressões populares, embora parte do linguajar antigo, não refletem os valores de uma sociedade que busca a igualdade e o combate à violência contra a mulher” e destacou que não endossa esse tipo de posicionamento.
Na quinta-feira, 22, o vereador voltou à tribuna para pedir desculpas. “Reconheço que errei e reconheço a gravidade das palavras utilizadas. A violência contra as mulheres é um problema que precisa ser combatido com firmeza”, declarou.