POLÍTICA

Arthur Lira nega chantagem em votação da isenção do IR para até R$ 5 mil

Deputado disse que proposta não está atrelada a outras pautas no Congresso
Por Redação 26/09/2025 - 18:45
A- A+
MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL E ADRIANO MACHADO / CRUSOÉ
Arthur Lira afirmou que projeto do IR é prioridade do governo e do Parlamento
Arthur Lira afirmou que projeto do IR é prioridade do governo e do Parlamento

O deputado Arthur Lira (PP-AL), relator do Projeto de Lei 1.087/2025, que trata da isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, afirmou na sexta-feira, 26, que a proposta “nunca foi motivo de chantagem para qualquer outra pauta”. A declaração foi dada em entrevista ao Me Conta +, novo videocast da Câmara dos Deputados.

Lira reforçou que a análise do texto não está vinculada ao PL da Dosimetria, confirmando a posição já defendida pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

“É um projeto prioritário para o governo, importante para o Congresso e, sobretudo, para equalizar as diferenças tributárias no Brasil. Esse assunto nunca foi usado como moeda de troca”, disse.

O parlamentar também criticou a “narrativa” de setores da imprensa que sugeriram atraso proposital na tramitação para possíveis barganhas políticas.

Disputa com Renan Calheiros

Em sua fala, Lira fez menção indireta ao senador Renan Calheiros (MDB-AL), seu adversário político, que apresentou no Senado uma versão alternativa ao mesmo projeto.

O texto relatado por Renan prevê a ampliação da tributação sobre os mais ricos, com destaque para a taxação de dividendos. Na ocasião em que apresentou o parecer, o senador aproveitou para criticar as articulações conduzidas pela Câmara, em referência à condução de Lira.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jornal Extra Alagoas (@extraalagoas)


Encontrou algum erro? Entre em contato