POLÍTICA

Calheiros critica projeto de IR de Lira e deputado reage: "Oportunismo"

Rivalidade regional entre os alagoanos agora reflete na política nacional
Por Redação 21/10/2025 - 20:01
A- A+
Agência Senado/Agência Brasil
Renan Calheiros e Arthur Lira
Renan Calheiros e Arthur Lira

O deputado Arthur Lira (PP-AL) reagiu nesta terça-feira, 21, às críticas feitas pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) ao projeto de lei que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil por mês.

Lira classificou as declarações do senador como “politicagem e oportunismo” e defendeu a legalidade do texto aprovado pela Câmara.

“É lamentável que, por pura politicagem e oportunismo, sejam divulgados supostos fatos sem a devida fundamentação e transparência, com o único objetivo de confundir a opinião pública e tumultuar a tramitação de um tema de tamanha relevância para a população brasileira”, afirmou o deputado.

Mais cedo, durante uma audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Renan Calheiros disse que o texto não voltaria à Câmara, mesmo com as emendas aprovadas, por ter se tornado um “instrumento de chantagem” nas mãos de Lira.

O senador argumentou ainda que a proposta perdeu a neutralidade fiscal, princípio que, segundo ele, havia sido comprometido pelas mudanças feitas na Câmara.

Na resposta, Lira disse que a neutralidade foi o “princípio absoluto” que norteou a tramitação do projeto e que a versão aprovada passou por “intenso e produtivo diálogo com a equipe técnica do Ministério da Fazenda”.

“A elaboração do texto aprovado foi fruto de um intenso e produtivo diálogo com a equipe técnica do Ministério da Fazenda, proporcionando um projeto de Lei que alia justiça fiscal, rigor técnico e responsabilidade fiscal”, diz a nota.

O deputado ressaltou que tem o “firme compromisso” de garantir a promulgação da lei até 31 de dezembro, para que entre em vigor em 2026. “Diante deste prazo inadiável, a criação de ruídos ou percalços infundados no processo legislativo é um risco que não podemos correr”, afirmou.

Por fim, Lira pediu que o Senado faça uma “análise serena e técnica” da proposta e evite a politização do debate.

Disputa com Arthur Lira ganha novo capítulo

A troca de ofensas ocorre em meio à escalada da rivalidade política entre Renan Calheiros e Arthur Lira, adversários históricos em Alagoas. 

A disputa, que começou como uma rivalidade regional, hoje tem reflexos diretos na política nacional. Enquanto Lira tenta manter influência sobre a pauta econômica, Renan busca capitalizar o desgaste político do adversário e associar seu nome a uma das promessas mais populares do governo Lula.

A isenção para quem ganha até R$ 5 mil é uma das principais promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e é vista como um dos gestos mais simbólicos da política tributária do governo. A expectativa é de que o projeto seja votado pelo plenário do Senado ainda em novembro.


Encontrou algum erro? Entre em contato