Câmara Federal
Lira perde espaço: Motta assume papel de interlocutor com o Centrão
Presidente da Câmara começa a ocupar o posto que antes era dominado pelo alagoano
O deputado Arthur Lira (PP-AL) começa a ver sua influência diminuir nos bastidores de Brasília no governo Lula. Segundo o jornalista Marcelo Ribeiro, da coluna Radar, da revista Veja, após anos de protagonismo na interlocução entre o Palácio do Planalto e o Centrão, o ex-presidente da Câmara perdeu espaço para seu sucessor, Hugo Motta (Republicanos-PB), que foi escalado por Lula para atuar como novo fiador da relação entre Executivo e Legislativo.
O movimento representa uma mudança no equilíbrio de forças em Brasília. Desde que deixou o comando da Casa, Lira ainda era tratado como figura indispensável nas negociações políticas, mesmo sem cargo formal. Agora, o Planalto aposta em Motta como mediador mais alinhado e com menos desgaste junto à base.
Sob supervisão da ministra Gleisi Hoffmann, responsável pela articulação política, Motta tem acompanhado reuniões com líderes do PP, União Brasil e PSD — partidos que antes orbitavam em torno de Lira e que agora retomam o diálogo direto com o governo.



