prisão preventiva

Bolsonaro ficará preso em sala especial similar à adaptada para Collor

Ambiente não é cela, mas uma sala montada exclusivamente para abrigar o ex-presidente
Por Redação 22/11/2025 - 08:26
A- A+
Anderson Riedel/PR
Fernando Collor e Jair Bolsonaro
Fernando Collor e Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanecerá preso preventivamente em uma sala especial na sede da Polícia Federal em Brasília, segundo informações apuradas pela CNN. O espaço, montado no térreo do prédio — que tem três andares — não é uma cela convencional, mas um ambiente adaptado exclusivamente para o ex-presidente, nos mesmos moldes do que ocorreu com Fernando Collor de Mello no presídio presídio Baldomero Cavalcante de Oliveira, em Maceió, onde uma antiga sala da direção foi reorganizada para recebê-lo.

A sala destinada a Bolsonaro é descrita como funcional e reservada: possui banheiro privativo, uma cama, mesa de trabalho e cadeira. O local foi preparado desde agosto, quando o ex-presidente passou a cumprir prisão domiciliar e havia, internamente, a possibilidade de que uma conversão para prisão preventiva viesse a ocorrer — o que foi confirmado neste sábado, 22, por decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Assim como ocorreu no caso de Collor, que recebeu uma estrutura diferenciada devido ao cargo que ocupou, a Polícia Federal seguiu protocolos que determinam tratamento com respeito à dignidade de ex-chefes de Estado. A ordem de Moraes, inclusive, determinou que a prisão fosse cumprida sem algemas e sem exposição midiática, reforçando a excepcionalidade dos cuidados adotados.

Bolsonaro foi levado para a superintendência da PF logo após o cumprimento do mandado e permanecerá na sala especial até a realização da audiência de custódia, marcada para domingo, 23.


Encontrou algum erro? Entre em contato