Vale do Reginaldo
Maceió avança em obras de contenção e chega a 90% de conclusão em encosta
Rodrigo Cunha afirma que intervenções reduziram risco de deslizamentos
O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Maceió, Rodrigo Cunha, afirmou nesta segunda-feira (24) que as ações de contenção de encostas na capital têm como objetivo reduzir riscos e proteger moradores de áreas vulneráveis. A declaração foi feita durante vistoria a uma obra no Vale do Reginaldo, que está com 90% dos serviços concluídos.
Segundo Cunha, o local recebeu tecnologia de solo grampeado e sistemas de drenagem. Ele destacou que, nos últimos cinco anos de gestão, não houve registro de mortes por desmoronamento ou deslizamento em áreas de encosta. De acordo com o secretário, cerca de R$ 40 milhões já foram investidos apenas na região do Reginaldo.
Além dessa obra, há intervenções em andamento na Rua Princesa Diana (São Jorge), no Mirante São Rafael (Jacintinho) e no Conjunto João Sampaio, dentro do Parque Municipal (Petrópolis). A Prefeitura também concluiu recentemente serviços na Chã de Bebedouro. No Vale do Reginaldo, outras cinco encostas já foram entregues em gestões anteriores.
O solo grampeado, técnica utilizada nas obras, reforça a estabilidade de terrenos inclinados. A drenagem complementar reduz o acúmulo de água, contribuindo para evitar deslizamentos. Nos últimos anos, a Prefeitura de Maceió executou 38 obras de intervenção em encostas: 25 de proteção e 13 de contenção definitiva.



