DINHEIRO

Bancada alagoana busca reunião para evitar perda de R$ 300 milhões

Sete deputados e a senadora Eudócia Caldas formalizaram o pedido
Por Redação 26/11/2025 - 08:44
A- A+
Jefferson Rudy/Agência Senado
O senador Renan Calheiros em plenário
O senador Renan Calheiros em plenário

A bancada federal de Alagoas pediu reunião técnica urgente ao presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Efraim Filho, para evitar a perda de R$ 300 milhões em emendas de bancada após a resistência do senador Renan Calheiros (MDB) em validar as propostas ao Orçamento de 2026.

Sete deputados e a senadora Eudócia Caldas (PL) formalizaram o pedido e afirmaram que a falta de assinatura coloca em risco repasses considerados essenciais para o estado. No documento, os parlamentares dizem que a situação não pode impedir a destinação dos recursos.

Renan, pré-candidato ao Senado em 2026, conta com apoio de Fernando Farias, Isnaldo Bulhões Jr. e Rafael Brito para manter o bloqueio. Ele acusa Arthur Lira (PP) e o coordenador da bancada, Paulão (PT), de tentarem individualizar emendas coletivas, o que, segundo ele, contrariaria entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

A bancada defende que o modelo adotado segue práticas de outros estados e cumpre a Lei Complementar nº 210/2024. Os deputados afirmam que a metodologia usada agora é a mesma aplicada no ano anterior, quando todas as assinaturas foram registradas.

O prazo para a apresentação dessas emendas se encerrou na última sexta-feira, e o caso também foi parar com os presidentes do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

As outras 26 bancadas estaduais e do Distrito Federal indicaram 249 emendas, no valor total de 25 bilhões de reais, mas espera-se que Bulhões faça cortes no montante desses e de outros tipos de repasse orçamentário para adequá-los ao limite global de emendas, próximo de 50 bilhões de reais reservados para esses recursos em 2025.


Encontrou algum erro? Entre em contato