obras
Rodrigo Cunha destaca eficácia dos jardins filtrantes no Renasce Salgadinho
Vice-prefeito ressalta papel das plantas na purificação da água e na redução de odores
As obras do Renasce Salgadinho, programa de revitalização ambiental e urbana da Prefeitura de Maceió, foram vistoriadas pelo vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, que destacou o funcionamento dos jardins filtrantes e da lagoa instalados no Riacho do Reginaldo. Durante a inspeção, Cunha afirmou que as plantas utilizadas no sistema desempenham papel essencial na melhoria da qualidade da água e no controle de odores.
“Essas plantas literalmente trabalham porque são responsáveis por limpar a água suja que chega aqui no riacho e também podem diminuir ou até eliminar, algumas vezes, os odores. São plantas que não estão aqui por acaso; são importantes na transformação que estamos realizando com o Renasce Salgadinho”, declarou.
O sistema sustentável adotado pelo município utiliza quatro jardins filtrantes — cada um com 12 metros de comprimento e 3 metros de largura — além de uma lagoa integrada ao processo. A tecnologia de baixo custo contribui para o tratamento inicial do esgoto, etapa fundamental na despoluição da água do riacho.
Com investimento superior a R$ 100 milhões, o Renasce Salgadinho também contempla a construção de cinco estações elevatórias de esgoto, a finalização da canalização do curso d’água e a requalificação das áreas no entorno, no bairro do Poço. O projeto inclui ainda a criação de novos espaços de lazer, reforçando o objetivo de revitalizar toda a região.



