VÍDEO

"Com Lira não vou fazer aliança em lugar nenhum de Alagoas", diz Calheiros

Senador destacou que ele e o deputado são de diferentes blocos políticos e criticou o adversário
Por Adja Alvorável 30/01/2026 - 20:27
A- A+
Reprodução/vídeo
Renan Calheiros durante evento em Pariconha, Alagoas
Renan Calheiros durante evento em Pariconha, Alagoas

O senador Renan Calheiros (MDB) afirmou nesta sexta-feira, 30, que não fará aliança com Arthur Lira (PP) em Alagoas. A declaração foi dada durante um evento em Pariconha, no Sertão do estado.

"Com o Arthur Lira eu não vou fazer aliança nem no Sertão, nem em lugar nenhum do estado de Alagoas. O Arthur Lira pertence a um bloco político e eu pertenço a um outro bloco político", explicou Calheiros.

Na ocasião, o senador criticou o adversário político, em especial a sua atuação enquanto presidente da Câmara dos Deputados. Lira ficou no cargo por dois mandatos seguidos, de 2021 a 2024.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Jornal Extra Alagoas (@extraalagoas)

"Eu só faço aliança com quem defende os interesses de Alagoas. Se você se recordar, nos últimos anos, ele [Arthur Lira] ficou contra todos os interesses do nosso estado. Foi presidente da Câmara e, no momento que tinha mais poder, não ajudou Alagoas, ele perseguiu o Estado. Por isso é que ele não vai ter a satisfação de subir no mesmo palanque que eu", afirmou Calheiros.

O senador também destacou a forte presença do MDB em Alagoas. Na última eleição, em 2024, o partido pulou de 37 para 65 prefeituras. De lá para cá, mais prefeitos de cidades alagoanas se filiaram ao MDB. Já o PP de Arthur Lira foi de 29 prefeituras para 27 na última eleição, mas conseguiu eleger um aliado na capital: o prefeito JHC (PL).

"Alagoas é o Estado onde o MDB é mais estruturado no Brasil", afirmou Calheiros. "Se há um estado do Brasil onde o MDB tem chance de eleger os dois senadores, é em Alagoas. E nós vamos trabalhar juntos, verdadeiramente juntos, para que a gente possa eleger os dois senadores de Alagoas", concluiu.

Pesquisa projeta cenários para a eleição em Alagoas

As declarações de Renan Calheiros ocorrem em meio às primeiras movimentações do cenário eleitoral no estado. Na quarta-feira, 28, foi divulgada a primeira pesquisa registrada para as eleições de 2026 em Alagoas sobre a disputa pelo Senado. O levantamento foi realizado pela TDL Pesquisa & Marketing.

Os dados apontam equilíbrio entre os principais nomes testados, com Alfredo Gaspar (União Brasil), Arthur Lira (Progressistas) e Renan Calheiros (MDB) tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

No primeiro cenário, com a presença de Marina JHC, os indecisos somam 28,1%, seguidos por Alfredo Gaspar (23,4%), Renan Calheiros (23,1%) e Arthur Lira (22,3%). Marina JHC aparece com 19%, Davi Davino Filho com 16,4% e Ronaldo Lessa com 14,1%.

Já no segundo cenário, sem Marina JHC, Renan Calheiros lidera com 29%, seguido por Alfredo Gaspar (25,6%) e Arthur Lira (24,3%). Os indecisos representam 18,8%, enquanto votos brancos e nulos somam 13,6%.

A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) sob o número AL-03974/2026, ouviu 1.200 eleitores entre os dias 23 e 25 de janeiro, em todas as regiões do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.


Encontrou algum erro? Entre em contato