EDUCAÇÃO

Alunas de São Miguel dos Campos vencem 1º lugar nacional no Prêmio MPT

"MPT na Escola 2025" envolveu escolas públicas em todo o país
Por São Miguel dos Campos 05/12/2025 - 12:02
A- A+
Assessoria
Alunas do Sistema Municipal de Ensino de São Miguel dos Campos conquistam 1º lugar nacional no ‘Prêmio MPT na Escola 2025’
Alunas do Sistema Municipal de Ensino de São Miguel dos Campos conquistam 1º lugar nacional no ‘Prêmio MPT na Escola 2025’

As alunas Ranny Raphaela e Shara Danielly, ambas do 7° ano “A” da Escola Municipal Luzinete e Lindalva Jatobá, de São Miguel dos Campos - AL, orientadas pela professora de Língua Portuguesa, Derlânia Rodrigues, viveram, nesta quinta-feira (4), um momento histórico ao conquistarem o 1º lugar nacional na categoria “Conto” do ‘Prêmio MPT na Escola 2025’.

O anúncio foi acompanhado de forma online e contou com a presença da coordenadora dos Anos Finais e do projeto no município, Irineide Ferreira e também da Direção da escola.

O "MPT na Escola 2025" foi um projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) que envolveu escolas públicas em todo o país, promovendo debates e atividades para conscientizar alunos, pais e professores sobre o trabalho infantil e a aprendizagem profissional. A competição é dividida em quatro categorias (conto, desenho, música e poesia), e organizada em três grupos conforme a faixa escolar.

O secretário municipal de Educação, Álvaro Leiva, comemorou a conquista. “Para nós, que fazemos a Secretaria de Educação, é uma grande alegria poder comemorar este primeiro lugar. Esse prêmio demonstra o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas, sensibilizando e motivando os estudantes para enfrentar esse problema que, infelizmente, ainda é uma realidade em nosso país.”

“Estamos unidos para combater o trabalho infantil e proteger a infância e a adolescência, além de promover a aprendizagem profissional dos nossos adolescentes”, finalizou o secretário.


Há 4 anos, a Secretaria Municipal de Educação aderiu ao concurso “MPT na escola - resgate à infância”, do Ministério Público do Trabalho, que tem como objetivo proteger as crianças do trabalho infantil e orientar os jovens quanto ao trabalho do “Menor Aprendiz”. Para o concurso, os alunos devem produzir: conto, poesia, música e desenho sobre os temas.

Nesse contexto, a Semed-SMC teve vários trabalhos premiados na etapa estadual, e um classificado para a etapa nacional, conquistando, assim, o 1° lugar.

“O prêmio conquistado hoje reafirma o compromisso que temos com esse trabalho tão incrível do MPT, e consolida o compromisso da educação como rede de proteção para nossas crianças e adolescentes”, afirmou a coordenadora municipal do projeto, Irineide Ferreira.

Com a palavra, as vencedoras:

“Esse foi o melhor dia da minha vida. Estou muito feliz por ganhar esse projeto”, declarou Ranny Raphaela.

“Todo esse processo me ensinou que criança não trabalha. Eu estou muito feliz!”, comemorou Shara Danielly.

“Esperamos que a nossa mensagem chegue para muitas pessoas: lugar da criança é na escola!”, finalizaram as ganhadoras.

Ao longo do ano, foram realizados debates em sala de aula, produção de trabalhos criativos (contos, poesias, músicas, desenhos) e distribuição de materiais pedagógicos aos alunos participantes (estudantes do 4º, 5º, 6º e 7º anos do ensino fundamental).

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato