DESCOBERTA
Mensagem de mais de 150 anos de arqueólogo ajuda a desvendar vikings
O arqueólogo Jacob Bredesen, registrou o momento em que a mensagem foi encontradaGraças à mensagem de Lorange — descoberta durante a escavação em andamento do túmulo do rei Audbjorn na Noruega, o local onde foi encontrado o maior navio viking do mundo — os arqueólogos da atualidade puderam comparar as práticas do passado com as do presente e responder a algumas questões em aberto sobre a cultura viking.
A garrafa continha duas moedas, um cartão de visita pertencente ao arqueólogo Lorange e uma nota escrita à mão pelo próprio arqueólogo, oferecendo detalhes fascinantes sobre a escavação conduzida há mais de um século.
Segundo o Daily Galaxy, a mensagem escrita em norueguês diz: "Este monte foi escavado no ano do Senhor em 1874. De Anders Lorange, Antiquário da Noruega. O monte é construído sobre homens caídos. Eles foram queimados em seu navio com suas armas e decorações. De Skjold (escudo) as protuberâncias eram 26 (de espadas) duas (de machado) e muitas flechas — além de muitas outras serras antigas. A descoberta é entregue ao Museu de Bergens."
O arqueólogo Jacob Bredesen, registrou o momento em que a mensagem foi encontrada, e após ter compartilhado o vídeo em uma conta nas redes sociais, gerou entusiasmo generalizado sobre seu conteúdo.
Parte de uma escavação mais ampla que visa garantir o status de Patrimônio Mundial da UNESCO para o local, esta descoberta adiciona elementos que corroboram com a necessidade de se estabelecer um programa para dar continuidade às escavações iniciadas por Lorange em 1874.
Por Sputinik Brasil