Guerra comercial dos EUA contra China dá impulso ao investimento de Pequim em IA, diz mídia

Por Sputnik Brasil 29/04/2025 - 10:35
A- A+
© AP Photo / Ng Han Guan
Guerra comercial dos EUA contra China dá impulso ao investimento de Pequim em IA, diz mídia

Nesta terça-feira (29), o presidente chinês Xi Jinping aproveitou a visita a Xangai para pressionar por avanços em inteligência artificial (IA) e destacar o papel de liderança da China no "Sul Global".

Embora Xi não tenha feito referência direta à guerra comercial iniciada pelo presidente norte-americano Donald Trump, a mensagem implícita foi clara: a China pode desenvolver sua própria tecnologia de ponta e possui mercados alternativos. Falando à Reuters, o especialista em China da Universidade Nacional de Cingapura, Alfred Wu, descreveu isso como uma demonstração de força.

A viagem de Xi a Xangai, sua primeira ao principal centro financeiro internacional da China desde novembro de 2023, ocorre em um momento de disputa tarifária com os EUA, elevando as apostas para o crescimento econômico global. Pequim busca o desenvolvimento da IA após o sucesso global da startup chinesa DeepSeek.

Xi instou Xangai a acelerar os esforços para se tornar um polo tecnológico e de inovação com influência global, especialmente na governança da IA. O líder chinês também incentivou a cidade a expandir sua exploração de modelos de IA e implementar políticas mais favoráveis à tecnologia, durante uma visita a um laboratório de incubação para startups do campo tecnológico.

Além disso, Xi visitou o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), com sede em Xangai, um credor multilateral dos países-membros do BRICS, e se encontrou com sua presidente Dilma Rousseff, recentemente reconduzida ao cargo. Xi afirmou que a China está pronta para fortalecer a cooperação em projetos com o banco e compartilhar experiências de desenvolvimento com outros países-membros.

A visita ao NBD destaca o desejo de Xi de posicionar a China como líder do Sul Global, oferecendo uma alternativa à ordem global dominante dos EUA.

Ainda em novembro de 2024, Xi anunciou uma série de medidas destinadas a apoiar o Sul Global em um encontro de líderes do G20 no Rio de Janeiro, uma diretriz política que deve ser reforçada na próxima cúpula do BRICS.


Por Sputinik Brasil


Encontrou algum erro? Entre em contato