'EUA devem agir': Europa está se tornando um grande obstáculo à paz na Ucrânia, diz Scott Ritter

Por Sputnik Brasil 05/05/2025 - 07:41
A- A+
© AP Photo / Geert Vanden Wijngaert
'EUA devem agir': Europa está se tornando um grande obstáculo à paz na Ucrânia, diz Scott Ritter

A Europa está se tornando um grande obstáculo para o estabelecimento da paz na Ucrânia, os Estados Unidos devem agir, disse o ex-oficial de inteligência dos Estados Unidos Scott Ritter em uma entrevista ao canal do YouTube Dialogue Works.

"A Europa continua assegurando à Ucrânia que ela vai ter o que quer. […] Precisamos calar a Europa por todos os meios necessários. Foi o que aconteceu com o presidente francês [Emmanuel] Macron. O presidente dos EUA, Donald Trump, sabe quem é o inimigo, por isso ele disse a Macron para sair", explicou o especialista.

Ele se refere ao encontro entre o líder ucraniano Vladimir Zelensky e o presidente dos EUA no Vaticano. O presidente da França queria participar das negociações, mas Trump não permitiu.

"O mesmo [acontece] com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, ou qualquer político europeu. Eles pensam que estão ajudando a Ucrânia, mas eles estão criando uma situação em que a Ucrânia vai ser obrigada a continuar uma luta que a Rússia, em vez de terminá-la na mesa de negociações, terminará no campo de batalha. E daqui a dois anos, não haverá Ucrânia", conclui Ritter.

Recentemente, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que Moscou está pronta para negociações de paz sem condições prévias, com vista a abordar as causas fundamentais da crise ucraniana, bem como para interação construtiva com parceiros internacionais.


Por Sputinik Brasil


Encontrou algum erro? Entre em contato