JUSTIÇA
PF prende foragida do 8 de janeiro deportada dos EUA como imigrante ilegal
Rosana Maciel Gomes foi condenada pelo STF a 14 anos de prisão por golpe de Estado
A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quarta-feira, 27, no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, Rosana Maciel Gomes, condenada pelo STF a 14 anos de prisão por golpe de Estado, associação criminosa, dano a patrimônio público, dano a patrimônio tombado e abolição violenta do Estado democrático de Direito.
Ela estava foragida nos EUA e foi deportada com vários imigrantes brasileiros que chegaram nesta tarde. Ela é a terceira foragida pelos crimes cometidos em 8 de janeiro de 2023 e deportada pelo governo estadunidense este anos.
Rosana fugiu para os EUA em janeiro de 2025 e foi presa assim que chegou, quando tentava entrar no Texas a partir da fronteira com o México.
No dia 8 de janeiro de 2023, uma semana após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil, milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram violentamente os principais edifícios institucionais de Brasília: o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, sede do governo.
Cerca de 2 mil pessoas que estavam acampadas diante de quartéis em Brasília foram encaminhadas à prisão, das quais 775 foram liberadas, segundo o STF, que condenou dezenas de participantes, alguns por crimes como ataque ao Estado Democrático de Direito.