Ucrânia precisará ceder para evitar colapso e garantir existência do seu Estado, afirma revista

Por Sputnik Brasil 06/09/2025 - 11:08
A- A+
Ucrânia precisará ceder para evitar colapso e garantir existência do seu Estado, afirma revista

O lado ucraniano terá que fazer concessões dolorosas nas negociações com a Rússia sobre o encerramento do conflito militar, escreve a revista estadunidense The Nation.

A revista destaca que a Rússia não pode ser forçada a se retirar de grande parte do território controlado por suas tropas.

"Se as negociações de paz avançarem, todos os sinais indicam que Kiev terá de fazer concessões dolorosas", ressalta a publicação.

Segundo o artigo, a Ucrânia enfrenta uma crise de sobrevivência e toda a sua elite deve assumir a responsabilidade de encerrar o confronto.

Além disso, a matéria sublinha que o tamanho territorial da Ucrânia é menos importante do que sua preservação como Estado funcional.

Neste contexto, é apontado que, ao longo do conflito, Zelensky e seus aliados ocidentais mostraram muito menos interesse em um cessar-fogo ou negociações de paz do que em buscar armamento ocidental para derrotar os russos.

No entanto, finaliza o artigo, a ideia de possibilidade de atingir uma vitória militar sobre a Rússia ao impor sanções e enviar armas à Ucrânia é nada mais do que uma ilusão.

Na quarta-feira (3), Vladimir Putin, durante a coletiva de imprensa após a visita à China, disse que, se Zelensky estiver pronto para o encontro, que venha a Moscou.

Ao mesmo tempo, o líder russo chamou Zelensky de "chefe de administração atual" da Ucrânia, observando que seus poderes como presidente expiraram.

Zelensky, por sua vez, recusou a proposta na sexta-feira (5), citando o fato de que ele supostamente não poderia vir à capital russa.


Por Sputinik Brasil


Encontrou algum erro? Entre em contato