Ato pela anistia e em apoio ao ex-presidente Bolsonaro reúne 42 mil pessoas no Rio

Por Sputnik Brasil 07/09/2025 - 18:04
A- A+
Ato pela anistia e em apoio ao ex-presidente Bolsonaro reúne 42 mil pessoas no Rio

Conforme estimativa do grupo Monitor do Debate Político, formado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), mais de 42 mil pessoas se reuniram neste domingo (7) na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, em defesa da anistia e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu por tentativa de golpe de Estado.

O ato contou com a participação de figuras como o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL-RJ), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador Cláudio Castro (PL). Em um trio elétrico, eles defenderam o projeto de lei que prevê a anistia aos presos pelos ataques contra as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023, pauta que também pode beneficiar o ex-presidente caso ele seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro Alexandre de Moraes, que é relator do caso, foi duramente criticado e o senador pediu que os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) colocam em votação a proposta que prevê "anistia ampla, irrestrita e geral".

"Se o presidente Alcolumbre quiser pautar essa meia anistia, nós não vamos aceitar e vamos apresentar um projeto nosso", declarou. O ato ocorreu em meio às comemorações do Dia da Independência em todo o Brasil. A estimativa sobre o público presente tem margem de erro de 12 pontos percentuais.

Em meio ao público, também foram vistas bandeiras dos Estados Unidos levadas por defensores do presidente norte-americano Donald Trump, que no último mês determinou que os produtos importados do Brasil passam a ser tarifados em 50%, com exceção de algumas categorias.

Já no Centro do Rio de Janeiro, ocorreu o tradicional desfile cívico-militar e ainda o Grito dos Excluídos, que teve como mote o protesto de mães de jovens mortos durante ações policiais no Estado fluminense.


Por Sputinik Brasil


Encontrou algum erro? Entre em contato