Investimento milionário
Em uma publicação nas redes sociais, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa falou dos investimentos do deputado federal Daniel Barbosa na área da saúde pública na Capital do Agreste. O gestor municipal destacou que graças aos recursos alocados pelo parlamentar, no montante de R$ 2,8 milhões, foi possível adquirir medicamentos essenciais para as farmácias básicas do município, garantindo assim o abastecimento das UBSs locais. “Sem esse recurso, haveria desabastecimento de medicamentos e comprometeria a qualidade dos serviços prestados pelas nossas equipes de saúde da família”, disse Luciano.
Recursos para o hospital
O deputado também destinou recursos para o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho. O montante de R$ 1 milhão beneficiará diretamente os pacientes atendidos pela unidade, que oferece serviços de média e alta complexidade para 48 municípios do Agreste e Sertão, integrantes da 2ª Macrorregião de Saúde de Alagoas.
Programa Rondas Arapiraca
Em entrevista concedida à imprensa local, o secretário Municipal de Defesa Social de Arapiraca, coronel Ênio Bolivar, falou sobre a mudança do nome da secretaria, implementada no Programa Rondas Arapiraca, lançado no dia último dia 8. De acordo com Bolivar, o programa consiste em treinar e capacitar o contingente da Vigilância Patrimonial de Arapiraca para a realização de rondas nos equipamentos públicos do município, como escolas, creches, unidades básicas de saúde (UBS) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras), estreitando a comunicação com as guarnições da Polícia Militar no caso de alguma ocorrência detectada.
Concurso público
Ainda de acordo com o secretário, cinco viaturas estão sendo adquiridas através da Secretaria de Educação do município, além de três motocicletas em circulação na área central de Arapiraca, já cumprindo esse papel durante a noite. Ênio Bolivar afirmou que será realizado o concurso público para a Guarda Municipal de Arapiraca que, segundo o secretário, continua previsto para ser realizado em 2024 e que o fato de ser um ano eleitoral não vai prejudicar a realização do concurso.
Áreas de atuação
“Nós vamos dividir a cidade em quatro áreas de atuação. As viaturas serão plotadas e irão passar pelos equipamentos públicos do município fazendo essa ronda. Durante esse trajeto, algo que seja visualizado pelas ruas que possa comprometer a segurança do cidadão ou do seu patrimônio também será comunicado à Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo. Por esse motivo precisamos capacitar os vigilantes patrimoniais para tornar esse contato cada vez mais rápido e sem ruído”, explicou o secretário.
Foi denunciado
O jovem de 21 anos Lucas Gabriel Cosmos dos Santos foi denunciado pelo Ministério Público pelo acidente ocorrido na cidade de Feira Grande no dia 26 de abril. O grave acidente resultou na morte da comerciante Maria Vieira Sandro, 59, e do trabalhador Wesley da Silva Pereira, 17. Lucas irá responder pelos crimes de homicídio com dolo eventual – quando o autor assume o risco de matar, lesão corporal, omissão de socorro e evasão do local do acidente.
Audiências e interrogatórios
Agora a Justiça decide se acata ou rejeita a denúncia. Caso o juiz aceite a denúncia, o réu será chamado, por meio de citação, para apresentar sua defesa. O advogado do réu pode requerer a oitiva de testemunhas, juntada de documentos e outras medidas para fortalecer a defesa. Após a fase das audiências e interrogatórios, a Justiça decide se o réu será submetido a júri popular. Além das vítimas fatais, o acidente deixou feridos os passageiros Weslley Henrique da Silva Santos e Anielle Jeneffer Feitosa Silva, que estavam no carro guiado pelo denunciado.
Sem habilitação
O promotor de Justiça Lucas Schitini ressalta que Lucas Gabriel não tinha habilitação e estava dirigindo sob o efeito de bebidas alcoólicas. Os laudos periciais atestaram, ainda, que ele estava conduzindo o veículo em velocidade acima do compatível para a rodovia, fez ultrapassagem em local proibido e estava na contramão quando capotou e atingiu as vítimas, que estavam em uma motocicleta e seguiam para o trabalho, no município de Feira Grande.
Vítima de fake news
O vereador de Arapiraca Ginaldo Muniz Bicudo (Republicanos) usou as redes sociais para informar que está sendo vítima de fake news. De acordo com o parlamentar, não é verídica a informação sobre a sua desistência das eleições de outubro próximo, como foi divulgado em alguns veículos de comunicação. Ainda de acordo com Bicudo, o boato de sua desistência foi feito por pessoas que querem prejudicá-lo e se beneficiar de sua desistência. “Nunca falei que não era candidato, por isso não admito boatos dessa natureza. Quem estiver espalhando essa notícia é porque deve estar querendo me prejudicar".banner
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA