Tábua de salvação
Sem eleitor cativo na Região Metropolitana de Maceió, como revelam as pesquisas – inclusive se destacando com altos índices de rejeição –, o senador Renan Calheiros e o deputado Arthur Lira trabalham dia e noite para se sobreporem eleitoralmente no interior do estado.
A cidade de Maceió, como sempre acontece em toda campanha, é o diferencial da eleição, embora os grupos que irão disputar o Senado e o governo do Estado mantenham um olho aberto para as futuras composições que já estão a todo vapor.
Preferência
Embora outros candidatos possam aparecer no percurso, Renan Calheiros e Arthur Lira são os dois concorrentes que mais chances têm de abocanhar as duas vagas no Senado, levando-se em consideração a desistência no momento de dois nomes que poderiam vir a complicar a disputa: o de Alfredo Gaspar de Mendonça e de Davi Davino, ambos bem pontuados nas pesquisas de opinião.
Dureza
O que se observa, entretanto, é uma disputa acirrada para o Senado, embora Arthur leve vantagem na capital se conseguir convencer – o que já deve ter acontecido – Alfredo Gaspar e Davi Davino de não concorrerem a uma das duas vagas.
Vantagem
Desistindo de concorrer ao Senado e participando do mesmo bloco político, Gaspar e Davi Davino por certo ajudarão Arthur Lira na disputa, o que mantém a perspectiva de grande votação no interior e na capital, onde a participação também de JHC fará a diferença.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA