Conteúdo Opinativo

Alfredo Gaspar estreia na Câmara condenando tragédia da Braskem

Por 18/02/2023 - 08:05
Atualização: 18/02/2023 - 08:35

ACESSIBILIDADE

Agência Câmara
Alfredo Gaspar durante discurso na Câmara
Alfredo Gaspar durante discurso na Câmara

A fala do deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça Neto sobre a tragédia ambiental e social da Braskem em Alagoas soou um pouco tardia e um tanto contraditória. Ao estrear na Câmara Federal, Gaspar fez um vigoroso discurso em defesa das famílias expulsas de suas casas e de condenação à mineradora.

A fala, apesar de veemente, chegou tarde demais e contradiz o próprio Alfredo Gaspar, que fez um pacto com a Braskem quando comandou a Procuradoria-Geral de Justiça de Alagoas. O acordo suprimiu direitos das vítimas e até hoje é contestado na Justiça.

À época, o então promotor de Justiça chegou a processar junto ao CNMP – Conselho Nacional do Ministério Público - três de seus próprios colegas que ousaram contestar os termos do acordo, que deu à Braskem o direito de definir o valor dos imóveis a serem indenizados.

Nem mesmo no auge dos movimentos de protesto dos moradores da área atingida Gaspar se manifestou sobre o desastre que atingiu milhares de famílias. Durante sua campanha eleitoral, também não abriu a boca contra a mineradora.

Talvez, quem sabe, o noviço parlamentar tenha feito um exame de consciência para se redimir do silêncio e da omissão na maior tragédia urbana e ambiental na história de Alagoas. Como diz o filósofo, “antes tarde do que nunca”.


Encontrou algum erro? Entre em contato