Sururu

Ensaio de candidatura

10/11/2025 - 06:05
A- A+
Secom Maceió
Postagem de JHC nas redes sugere que ele pretende se candidatar ao governo
Postagem de JHC nas redes sugere que ele pretende se candidatar ao governo

O tímido anúncio da pré-candidatura de JHC ao Governo de Alagoas, divulgado em suas redes sociais, tem o propósito de acalmar os ânimos de aliados e reduzir a pressão de Arthur Lira que insiste na participação do prefeito na disputa contra Renan Filho em 2026. 

JHC é forte candidato a governador ou ao Senado e qualquer decisão que venha a tomar não deve ser antecipada sob risco de desgastes inúteis. Ademais, as pesquisas revelam que o silêncio em torno das eleições fortalece o prefeito e deixa os adversários às tontas. Quanto mais se cobra sua decisão para 2026, mais ele cresce nas pesquisas. 

O fato é que JHC a cada dia aumenta seu ativo eleitoral na capital e amplia sua influência no interior. Com isso, virou o principal alvo dos adversários que o mantêm na alça de mira, dispostos a abatê-lo a qualquer preço. Não à toa, Renan Calheiros e Arthur Lira, seus principais adversários, torcem para ter JHC bem longe da disputa majoritária do próximo ano. 

Desde que se elegeu prefeito de Maceió João Henrique Caldas tem se consolidado como nova liderança política de Alagoas, mas seu projeto de poder pode estar em jogo nas eleições de 2026. JHC divide com Renan Filho a preferência do eleitorado na corrida ao governo, e com Renan-pai na disputa ao Senado. 

Apesar desse invejável capital eleitoral, JHC deve pensar duas vezes antes de embarcar numa disputa majoritária no próximo ano, com chances reais de vitória para governador ou senador. Se vencer, consolida seu projeto de poder e passará a dar as cartas na política de Alagoas a partir de 2027 em substituição às velhas lideranças que há décadas mandam no estado.

No entanto, uma possível derrota nas urnas pode significar o fim precoce de uma promissora carreira política em ascensão que vem desafiando as velhas raposas políticas do estado. Esse risco é tanto maior na disputa ao governo devido a estrutura de poder a serviço da candidatura de Renan Filho, que conta com a máquina do Estado, o apoio da Assembleia Legislativa e da maioria dos prefeitos.


Encontrou algum erro? Entre em contato