Governador prepara saída
O governador Paulo Dantas deve renunciar ao cargo até maio próximo, a tempo de disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados no pleito de 2026. O sinal verde foi dado pelo próprio Dantas durante entrevista à TV Gazeta, quando anunciou que parte da duplicação da AL-101 Norte será inaugurada até maio de 2026.
A obra a ser entregue se refere ao trecho de 4 km entre Jacarecica e a alça de acesso à praia da Sereia, parte da primeira fase do projeto de 30 km que vai até Barra de Santo Antônio. O trecho liga nada a coisa nenhuma, e a única razão de sua apressada inauguração é a possível renúncia do governador dentro do prazo legal para desincompatibilização eleitoral.
Dantas tem dito e reafirmado que governará até o último dia de seu mandato, mas nem seus aliados acreditam que ele ficará sem mandato a partir de 2027. Até lá, o governador precisa resolver a questão do vice Ronaldo Lessa, que gostaria de concluir o mandato, mas não tem a confiança do MDB para coordenar o processo sucessório.
O próprio deputado Marcelo Victor, avalista do governo Dantas, disse reiteradas vezes que ele foi eleito para governar o estado até o fim do mandato, mas, a essa altura do campeonato, o presidente da Assembleia Legislativa já deve estar analisando nomes de aliados para assumir um possível mandatotampão, repetindo o roteiro seguido por Dantas na eleição de 2022.
Paulo Dantas é bem avaliado no governo e tem chances reais de se eleger deputado estadual ou federal; o único óbice para sua candidatura é o vice-governador, mas Lessa já sinalizou que aceita fazer acordo para renunciar em troca de um mandato eletivo, demonstrando interesse na disputa ao Senado.



