Conteúdo do impresso Edição 1260

DE OLHO NAS URNAS

Dantas e JHC disputam quem trabalha mais

Governador e prefeito rivalizam agendas para atrair atenções
06/04/2024 - 05:00
A- A+
Divulgação
JHC e Paulo Dantas encabeçam “guerra” das máquinas públicas
JHC e Paulo Dantas encabeçam “guerra” das máquinas públicas

A corrida eleitoral obriga o prefeito JHC (PL) a incrementar a própria imagem nas redes sociais. Agora, além de festeiro, jovem, pai de família, temente a Deus, também é um gestor que “não brinca em serviço”. “O homem é viciado em trabalhar direito”, diz em terceira pessoa.

A estratégia dos marqueiros jotistas é mostrar uma liderança comprometida com a cidade, marcar posição para o deputado federal Rafael Brito (MDB), responder aos ataques dos outros candidatos da galáxia palaciana e, também, dizer ao governador Paulo Dantas (MDB) que ele não é o único trabalhador chefiando um Executivo.

JHC vem apertando a agenda e, em alguns poucos momentos, incluindo os finais de semana em eventos públicos. O governador já faz isso desde o ano passado e, ao que parece, Jota fará o mesmo porque Rafael Brito ganhará hiperexposição em eventos patrocinados pelo Estado.

Eis a vantagem do parlamentar: ter como cabo eleitoral o governador, o senador Renan Calheiros (MDB), o ministro dos Transportes Renan Filho. A desvantagem é a distância do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), maior cabo eleitoral do grupo, porém em franca queda de popularidade nas pesquisas também no Nordeste.

Os britistas enxergam as vantagens e desvantagens de JHC: as críticas ao caso Braskem e o aparente desgaste do prefeito acusado de não administrar os problemas causados pelo afundamento dos bairros atingidos pela mineração da fábrica. Vantagem? Ampla popularidade nas redes sociais e boa receptividade do público.

Por isso, Paulo Dantas e JHC insistem numa imagem manjada: administradores que acordam cedo, dormem tarde, trabalham muito, como se o Estado e a capital fossem empresas de capital privado, com resultados e lucros.

Esta semana, por exemplo, o prefeito lançou o São João Massayó – Sol, Mar e Forró, usando a mesma fórmula do Massayó Verão: bandas de cachês altíssimos, artistas com milhares ou milhões de seguidores nas redes sociais, o que garantirá a JHC ampla exposição. Em eventos assim, Jota atua como um apresentador informal, participando de brincadeiras, interagindo com a plateia e os artistas.

"Esta semana o prefeito lançou o São João
Massayó – Sol, Mar e
Forró, usando a mesma
fórmula do Massayó
Verão: bandas de cachês altíssimos, artistas com milhares ou
milhões de seguidores
nas redes sociais, o
que garantirá a JHC
ampla exposição."

E como está sendo cobrado a abrir vagas para crianças em creches - pressionado pelo Ministério Público que entrou na Justiça e por Rafael Brito - anunciou o resultado da pré-matrícula do programa Gigantinhos. Projeta abrir, até o final do ano, 10 mil novas vagas em creches e pré-escola, 10 novas creches, metade delas até o final deste mês. “Falaram por aí que era impossível, mas o Gigantinhos tá provando o contrário. Estamos fazendo história”, diz o prefeito. Segundo a Prefeitura, em 2021 havia pouco mais de 9 mil vagas em creches; hoje são 11.200.

Por outro lado, Paulo Dantas assinou esta semana novos benefícios fiscais, desta vez beneficiando 10 mil pecuaristas “prejudicados devido à concorrência desleal”, na visão dele. E viajou a Brasília para se reunir com outros governadores do Consórcio Nordeste “para tratar de equilíbrio fiscal e financiamento de dívidas com a União”. Entre as propostas dos governadores, ampliar o Fundo de Participação dos Estados, o FPE, de 21,5% para 26% e renegociação de dívidas com instituições bancárias (alongamento das dívidas, diminuição dos juros na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil).

O secretário de Governo Vitor Pereira entregou 483 itens ao Corpo de Bombeiros, “entre viaturas operacionais, equipamentos de salvamento aquático e capacetes de salvamento em geral para todos os militares da capital e interiores”. R$ 7 milhões de investimentos. Dantas anunciou troca-troca de secretariado: Paula Dantas saiu da Primeira Infância e migrou para o Planejamento; Caroline Leite ficou no lugar.


Encontrou algum erro? Entre em contato