EMPREENDEDORISMO
Alagoano é o mais jovem do mundo a criar uma marca própria de raquetes
Bruno Santos aos 25 anos já conquistou seu espaço no mercado esportivo
Desde a adolescência, o alagoano Bruno Santos já demonstrava um certo talento para o empreendedorismo. Hoje, aos 25 anos, ele é o mais jovem do mundo a ter criado uma marca própria de raquetes de beach tennis, a Minimalist. Com um estilo único e uma visão futurística, Bruno transformou desafios em oportunidades, conquistando um espaço significativo no esporte. Ele criou a marca há dois anos e segue colhendo frutos até o momento.
A inspiração para criar a Minimalist veio da intenção de inovar e singularizar. “O que me inspirou foi a vontade de ter uma marca do jeito que eu quisesse, com traços mais minimalistas, preto, branco e holográfico, que dá um tom de futuro. Eu já fazia a venda de raquetes de outras marcas e queria ter uma marca do meu jeito”, explicou Bruno.
Os obstáculos iniciais não foram poucos. “Minha maior inspiração na criação da marca foram os ‘nãos’ que eu recebi. Quando eu tinha uma loja virtual de raquetes e pensei em criar a marca, todo mundo dizia que não daria certo, que o beach tennis era um esporte de momento. E eu quis mostrar que não, que é algo duradouro”, relembrou o CEO. No início apareceram desafios financeiros e outro obstáculo foi a necessidade de provar a qualidade de seus produtos no mercado.
A raquete rapidamente se destacou pelo design único e boa jogabilidade, o feedback principal dos jogadores é em relação ao design da marca. Os atletas patrocinados e até os clientes falam que quem observa a raquete, diz que é uma das mais bonitas do mercado. A Minimalist Flash, um dos modelos mais populares, reflete um tom brilhante quando bate a luz, atraindo ainda mais atenção dos praticantes do esporte.
Bruno destacou que, apesar de estar no mercado há apenas dois anos, a meta é ambiciosa: “Nosso objetivo é entrar no top 3, top 5 de marcas mundialmente reconhecidas”. Pensando nisso, no início deste ano ele convocou André Lyra, que é empresário e atleta profissional de beach tennis, para fazer parte do seu time de sócios e impulsionar ainda mais a marca.
Os maiores desafios para Bruno e sua equipe foram garantir a qualidade do produto e criar um design atraente. Além disso, foi preciso fazer um alto investimento para conseguir fornecedores de qualidade e confiança. “A gente já teve mais de quatro designs e mais de 20 artes em relação à logomarca até que chegamos no logo atual da Minimalist. Outro desafio foi encontrar bons fornecedores para raquetes e vestuário”, explicou.
Para se diferenciar dos demais, Bruno contou que notou que as raquetes do mercado tinham muitas informações, designs, pinturas e cores, então colocou no primeiro modelo apenas preto e holográfico, que também não era muito a tendência na época. ‘’Acredito que a gente chamou muita atenção pelo design nessa primeira remessa’’, disse.
HISTÓRIA DE BRUNO
Bruno começou sua trajetória empreendedora no colégio, vendendo cosméticos. Na faculdade de Direito já atuava com dropshipping de produtos importados, mas decidiu não seguir a profissão do curso para seguir sua paixão. Ele também já foi sócio de uma empresa de alimentação natural para animais e criou uma marca de Minoxidil.
“Eu me formei em Direito, mas não cheguei a advogar porque meu sonho era empreender. Desde a época do colégio eu já empreendia. Não cheguei nem a fazer a OAB, quis focar no que me faz feliz e no meu dom que é empreender”, explica Bruno.
Para quem deseja seguir no empreendedorismo, Bruno tem um conselho valioso: “Arrisquei em vários negócios e foquei no que mais deu certo. Quem tiver a oportunidade, vá pra cima, mas sem investir tudo. Se puder, tenha um mentor e faça algo que você realmente gosta”. Ele também enfatiza a importância de se conhecer e buscar aquilo que traz felicidade e satisfação.