AGRO

Cidade Universitária recebe a Feira Agroecológica Novo Jardim

Por Assessoria 11/09/2021 - 09:28
A- A+
Assessoria
Atividade é uma realização do Instituto Vale do Sol em parceria com o Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST)
Atividade é uma realização do Instituto Vale do Sol em parceria com o Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST)

Até o dia 12 de setembro, os moradores do Residencial Novo Jardim na Cidade Universitária, bairro situado na parte alta de Maceió, recebem a Feira Agroecológica Novo Jardim. O projeto é uma realização do Vale do Sol – Instituto de Preservação dos Direitos Humanos e Preservação Ambiental em parceria com o Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), e com o apoio logístico do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).

A feira acontece na sede da Associação de Moradores do Residencial Novo Jardim com a participação de 20 agricultores familiares oriundos de assentamentos rurais situados nos municípios de Joaquim Gomes, Branquinha, Murici, União dos Palmares e Messias. Estão sendo comercializados produtos in natura como: macaxeira, batata, inhame, banana, abacaxi, mamão, laranja, cana caiana, maracujá, feijão verde, fava, tapioca, bolos, doces, farinha, mel, comidas típicas e mudas de plantas medicinais.

A programação foi iniciada na manhã de sexta-feira(10.09) com a solenidade de abertura e a presença de coordenadores estaduais dos movimentos sociais do campo, lideranças do bairro, técnicos agropecuários, acadêmicos, e ainda, do diretor presidente do Iteral, Jaime Silva, que na ocasião representou o Governo do Estado.

“Eu fico muito feliz com o retorno das feiras agrárias organizadas pelos movimentos sociais e espero que voltem com muita força, porque os agricultores precisam escoar a sua produção. São alimentos limpos, sem veneno, e que podem ser colocados na mesa de qualquer família, porque não trará nenhum mal. O Iteral tem sido um grande parceiro e eu procuro ajudar de todas as formas, porque sei da seriedade, competência e dedicação desses camponeses. Essas feiras são uma oportunidade para eles terem renda e uma qualidade de vida melhor”, afirmou Jaime Silva.

De acordo com a coordenadora do projeto, Damiana Aleixo, a feira busca promover a exposição e comercialização dos produtos alimentícios, de manejo e técnicas agroecológicas, livre de agrotóxicos, e que demonstra o potencial econômico dos assentados como alternativa para a segurança alimentar ao Estado de Alagoas. Também visa estimular o intercâmbio sociocultural entre produtor e consumidor final, além de debater a necessidade de preservação ambiental.

Os organizadores também fizeram a implantação de uma farmácia viva na comunidade e o plantio das mudas de ervas medicinais trazidas pelos agricultores da zona da mata. Hoje(10/09) à noite, a partir das 20h30 terá a apresentação da sambista alagoana Mel Nascimento, a idealizadora do Grupo Tamboricas – primeira roda de samba 100% feminina de Alagoas; também é uma das produtoras do Festival Alagadiças; e recentemente lançou o CD intitulado Força de Mulher, que resultou na sua indicação para o Grammy Latino.

Nesse sábado (11/09) a feira reabre às 6h com o melhor da agricultura familiar, e a partir das 14h as oficinas de Macramê e Tintura natural ministrada respectivamente por Vanessa Germano (Lago de Cores) e Panso (Ateliê Casa da Floresta). O público também terá a oportunidade de conferir o Cineclube na Feira e as apresentações do grupo Alma de Borracha (duo) e do forrozeiro Rogério Nicácio. No domingo (12/09) a feira encerrará ao meio dia. A entrada é gratuita!

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato