Olimpíadas 2024
COB rebate as críticas sobre uniformes dos atletas na cerimônia de abertura
Delegação brasileira usará roupas com detalhes bordados à mão por mulheres do Rio Grande do NorteOs novos uniformes do Brasil para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris estão gerando polêmica desde seu anúncio. Em resposta às críticas, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) defendeu as escolhas feitas para as roupas.
Gustavo Herbetta, diretor de marketing do COB, afirmou que o debate nas redes sociais é uma questão de gosto pessoal. Ele ressaltou que os uniformes foram aprovados pela entidade e destacam elementos brasileiros.
"Participamos de todo o processo de escolha desse uniforme e aprovamos com muito orgulho. Se precisasse, aprovaríamos novamente", disse Herbetta.
Ele também destacou que os materiais dos uniformes são sustentáveis e incorporam elementos da moda parisiense, que "podem agradar a uns e desagradar a outros." A delegação brasileira usará roupas com detalhes bordados à mão por mulheres do semiárido do Rio Grande do Norte, incluindo araras, tucanos e onças em jaquetas jeans. A coleção ainda possui designs especiais para viagem, pódio e algumas modalidades específicas com patrocinadores exclusivos.
A composição dos looks para a cerimônia de abertura foi criticada nas redes sociais e por personalidades brasileiras, incluindo a cantora Anitta.
"Acho que o look representa exatamente como o atleta é tratado no país: sem estrutura, sem oportunidades, desvalorizado", comentou em suas redes sociais.