CRM
Pagar ou não pagar, eis a questão!
Você gostaria de utilizar um sistema de CRM e está indeciso entre um sistema pago e um grátis? Gostaria de saber as diferenças e o que pode esperar de ambos os tipos de solução? Está no sítio certo! Nesse artigo vamos explorar e clarificar todas as suas dúvidas.
Vamos começar por falar sobre os dois tipos de CRM grátis que existem, explicar em que casos vale a pena usar uma versão grátis e quais os casos em que isso não faz sentido.
Tipos de CRM grátis
Existem dois tipos de ferramentas de CRM grátis. A primeira é a versão grátis de um fornecedor conhecido. Estas ferramentas têm o mesmo interface e navegação das versões pagas, mas as funcionalidades tendem a ser muito limitadas.
O outro tipo de CRM grátis é a solução de CRM de código aberto. Nesse tipo de sistema você pode fazer alterações no código fonte para adaptá-lo à sua empresa.
Razões para usar um CRM grátis
A razão mais evidente é a poupança de recursos, já que os sistemas de CRM pagos podem ser excessivamente caros para sua empresa. A versão mais cara do CRM da Salesforce, por exemplo, custa 300 dólares mensais por usuário. Ainda que nem todos os bons programas de CRM sejam muito caros, como o webCRM (leia mais aqui) por exemplo, a verdade é que a sua empresa pode ter investimentos mais urgentes para fazer.
Apesar das versões grátis terem menos funcionalidades que as pagas, para algumas empresas uma versão grátis pode ser suficiente.
No caso das soluções CRM de código aberto existe ainda a possibilidade de personalização do software, embora para isso seja necessário contratar um programador.
Razões para não usar um CRM grátis
Algumas versões grátis têm um número de funções limitado, incluindo o número de usuários do software e o número de contatos de clientes que pode guardar. Além disso, algumas ferramentas muito poderosas como o acesso a aplicativos móveis ou as funcionalidades especiais de gestão de processos não costumam estar incluídas.
Comparando com os sistemas de código aberto, os sistemas pagos têm uma interface mais fácil de compreender e de usar. Além disso, esses softwares grátis normalmente não oferecem suporte ao cliente, o que pode tornar a situação complicada caso você tenha algum problema.
Veredito final
Para empresas muito pequenas ou que estejam iniciando a atividade, um CRM grátis de um fornecedor conhecido pode ser uma boa solução devido à inexistência de custos. Para uma empresa pequena, que tenha um perito em programação, um CRM de código aberto poderá também ser uma boa solução.
Para as restantes empresas, é melhor utilizar uma versão paga já que as diferenças em termos de eficiência e eficácia do software são grandes e terá sempre acesso a uma linha de serviço ao cliente disponível para ajudar em caso de necessidade.