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Secretaria de Saúde orienta sobre a vacina da febre amarela
Devido à grande procura pela vacina contra a febre amarela nas unidades de saúde do município, a Gerência de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça as principais orientações para quem precisa tomar a vacina.
As recomendações são repassadas pelo Ministério da Saúde para administração das doses disponibilizadas para os estados e municípios que não estão inseridos nas áreas com recomendação para a vacina, nem de forma integral nem parcial, como é o caso de todas as cidades de Alagoas.
Confira abaixo as principais recomendações sobre a vacina:
Quem deve tomar a vacina?
A vacina é indicada somente para pessoas que residam em Áreas Com Recomendação para a Vacina (ACRV) contra febre amarela e pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas. A recomendação também é indicada para as pessoas que vão se deslocar para países com risco para a doença.
Onde encontrar a vacina?
A vacina contra a febre amarela é disponibilizada em três locais de referência:
II Centro de Saúde (Praça da Maravilha) – terças e quintas;
US IB Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins) – segundas e quartas;
US Pitanguinha – segundas, quartas e sextas.
Quais as contraindicações?
A vacina é indicada a todas as pessoas que irão viajar para áreas endêmicas, com exceção de alguns grupos, como aquelas pessoas que estão com o sistema imunológico debilitado, que tem alergia a ovo, gestantes, lactantes (que caso tenham recebido a vacina, deve suspender o aleitamento materno por 28 dias), pessoas com mais de 60 anos, bebês com menos de 9 meses e pessoas com doenças autoimunes.
É importante lembrar que se idosos e gestantes que irão viajar para áreas de risco e que precisarem se vacinar devem apresentar uma declaração médica avaliando o benefício/risco da vacinação e atestando a necessidade da imunização.
O que é preciso para se vacinar?
A única exigência é que o viajante leve o comprovante de viagem para o local de vacinação (passagem aérea ou de ônibus, comprovante de hospedagem) e documento de identificação.