terremoto em maceió

Braskem nega ligação de tremores com extração do sal-gema

Por Redação 05/03/2018 - 13:54

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Braskem emitiu nota nesta segunda-feira, 5, a respeito dos tremores que assustaram Maceió e Satuba neste sábado. Uma das possibilidades levantadas sobre o motivo do incidente seria a extração por quase 50 anos do sal-gema em solo alagoano.

Porém, a empresa química controlada pela Organização Odebrecht informou que "realizou uma vistoria em suas instalações e não constatou nenhuma ocorrência ou anormalidade em suas operações".

Leia mais

Tremor de terra assusta moradores de Maceió 

Defesa Civil diz que não há necessidade de pânico 

E destacou: a extração do sal é uma técnica utilizada em todo mundo, com comprovada segurança. A nota também reafirma que os tremores foram causados por falhas geológicas. 

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, vai instaurar um procedimento preparatório (PP) para apurar o que ocorreu.

O promotor de justiça Alberto Fonseca, já em razão desse PP, enviará ofícios para algumas instituições e especialistas, a fim de conseguir mais explicações.

Confira a nota da Braskem na íntegra

A Braskem, diante dos fatos ocorridos em Maceió, no sábado, dia 3, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos.

Como atestam institutos especializados em sismologia, a Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo foram detectados abalos sísmicos nas cidades de Maceió e Satuba. Abalos sísmicos são eventos naturais provocados por falhas geológicas.

Tão logo tomou conhecimento dos fatos externos, a empresa procedeu uma vistoria em suas instalações e não constatou nenhuma ocorrência ou anormalidade em suas operações.

As instalações da Braskem e sua produção de salmoura estão localizados numa área restrita às margens da Lagoa Mundáu e de pouca densidade residencial. Esta operação é sistematicamente monitorada e fiscalizada. A extração do sal é uma técnica utilizada em todo mundo, com comprovada segurança.

A Braskem reafirma seu compromisso com as questões de saúde, segurança e meio ambiente e está à disposição dos órgãos fiscalizadores para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais que mostrem necessários. 

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato