CRIME AMBIENTAL

Construtora e Braskem são notificadas por descarte ilegal de metralha

Por Redação 02/05/2020 - 11:46
A- A+
Divulgação
Empresa está localizada na Guaxuma
Empresa está localizada na Guaxuma

A Almeida Construções Ltda está sendo mais uma vez notificada por descartar lixo de forma irregular em sua sede localizada no bairro de Guaxuma, em Maceió.

A empresa realiza, por meio de contrato com a Braskem, a demolição de prédios condenados pelo afundamento do solo - ocasionado pela mineração de sal-gema - na região do Pinheiro.

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) precisou, nesta semana, notificar a Almeida Construções, além da própria Braskem.

Segundo a pasta, foi uma notificação preventiva para a petroquímica com o objetivo de que a empresa confirme o destino final dos resíduos sólidos provenientes das demolições.

O EXTRA noticiou na edição de Nº1064 que a construtora já tinha sido notificada por diversos crimes ambientais, como desmatar, em 2016, vegetação às margens do Rio São Francisco, no município de Piranhas.

No mesmo ano, o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) expediu auto de infração por lançar resíduos sólidos na Área de Preservação Permanente (APP) Borda de Tabuleiro, em Maceió. O crime rendeu multa de R$ 257.244,42.

Na Justiça Federal, a empresa responde por crimes contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Genético. Crime semelhante está tramitando na 12ª Vara Criminal da Capital.

A Braskem informou que tem conhecimento de autorização ambiental concedida à prestadora de serviço pelo órgão competente, sendo que buscará informações adicionais acerca da solicitação encaminhada pela Prefeitura e se manifestará no prazo regular.

EM TEMPO


Conforme consta da autorização ambiental municipal de operação expedida pela Sedet, a Almeida Construções tem autorização de realizar o transporte de solos, resíduos da construção civil e demolição. Em contraponto, a pasta proíbe o descarte irregular de resíduos.

Atualmente, apenas três empresas possuem licença para reciclar os resíduos da construção civil no estado. São elas: Alagoas Ambiental, V2 Ambiental e Aliança Usina de Entulhos.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato