TRAGÉDIA AMBIENTAL

Uncisal e Braskem negociam transferência do Hospital Portugal Ramalho

Por Tamara Albuquerque 12/11/2021 - 18:43

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Hospital Escola Portugal Ramalho, no Farol, foi afetado pelo afundamento do solo
Hospital Escola Portugal Ramalho, no Farol, foi afetado pelo afundamento do solo

O Hospital Escola Portugal Ramalho se prepara para deixar o prédio histórico no bairro do Farol, assim como ocorreu com moradores, comércio e serviços existentes na área de criticidade em função do afundamento do solo provocado pela mineração da Braskem. O único hospital psiquiátrico público do estado, inaugurado em 1956, ainda não tem data confirmada para realocação, mas as tratativas com esse objetivo foram iniciadas.

Representantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da empresa Braskem discutiram, esta semana, a transferência provisória e definitiva do hospital. Serão realocados  o Centro de Atenção Psicossocial Casa Verde (CAPS Casa Verde), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e o Ambulatório de Saúde Mental Doutor Alberto Magalhães (PISAM). 

Um grupo de trabalho foi criado para discutir a situação de mudança, segundo a Uncisal, gestora do serviço. As negociações para a transferência dos equipamentos de saúde são conduzidas pessoalmente pelo reitor da universidade, Henrique Costa, e pela direção do Hospital Escola Portugal Ramalho. A Braskem indicou os nomes de Eduardo Passos e Milton Pradines. 

Os trabalhos serão acompanhados pelo Ministério Público Federal, de acordo com Maria Derivalda Andrade, diretora do Hospital. Também acompanham a situação a Defensoria Pública da União e o Ministério Público do Estado, objetivando diligências técnicas e jurídicas ao processo de realocação. A transferência do hospital e unidades afetará mais de 360 trabalhadores .

A próxima reunião entre os representantes da Uncisal e da empresa Braskem está prevista para 26 de novembro, onde serão apresentadas diligências de responsabilidade de ambas as partes.


Encontrou algum erro? Entre em contato