SAÚDE PÚBLICA

MPF, MPAL e DPU recomendam ajustes no centro oncológico do HU de Alagoas

Auditoria indicou a necessidade de funcionamento contínuo do pronto atendimento oncológico
Por Redação 12/11/2024 - 10:40

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Hospital Universitário da Ufal
Hospital Universitário da Ufal

O MPF, MPAL e DPU recomendaram à Ebserh e ao HU Prof. Alberto Antunes a adequação do Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia em até 30 dias. A medida realizada na tarde de segunda-feira, 12, visa atender os requisitos da Política Nacional de Atenção Oncológica, após auditoria do Denasus apontar falhas estruturais e de serviços.

A auditoria indicou a necessidade de funcionamento contínuo do pronto atendimento oncológico e a inclusão de leitos paliativos. O HU deve ampliar serviços como cirurgia ortopédica, iodoterapia, imunohistoquímica de neoplasias e testes de receptores hormonais tumorais.

A recomendação inclui o ajuste do número de leitos acordados com o poder público e a formalização da produção de consultas e exames, com metas anuais de 3 mil consultas especializadas, 1,2 mil ultrassonografias, 600 endoscopias e 1,2 mil exames de anatomia patológica.

O HU deve adotar protocolos para monitorar o desempenho dos serviços de radioterapia e procedimentos cirúrgicos. A Ebserh e o hospital têm 15 dias para informar as ações adotadas, anexando documentos que comprovem o cumprimento da recomendação.

A recomendação foi assinada por Roberta Bomfim, Diego Alves e Micheline Tenório.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato