Avanço da seca
Estiagem leva mais três municípios de Alagoas à situação de emergência
Estado tem 29 cidades em estado crítico por falta de chuvas
A falta prolongada de chuvas colocou 29 municípios de Alagoas em situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional. Nesta terça-feira,8, foram incluídas na lista as cidades de Piranhas, Belo Monte e Jaramataia.
Os três municípios já são beneficiados pela Operação Carro-Pipa, executada pelo Exército brasileiro. No total, o abastecimento com água potável para essas cidades amenizam o sofrimento de 7,9 mil pessoas. A portaria com os reconhecimentos em relação à situação de emergência em função da estiagem foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Com a oficialização, as prefeituras já podem solicitar recursos do governo federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outras.
No início deste mês, outras cidades alagoanas já haviam recebido o reconhecimento de situação de emergência. Os municípios foram Água Branca, Batalha, Inhapi, Pariconha e Traipu, todas afetadas pela estiagem.