Tesouro Nacional
Viçosa tem FPM bloqueado por pendências com órgãos de controle
Prefeitura terá de regularizar situação para ter acesso aos recursos do FundoO município de Viçosa está na lista de unidades federativas bloqueadas para receber recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Nesta quarta-feira, 20, as demais prefeituras alagoanas vão receber R$31,2 milhões na segunda parcela de agosto.
O bloqueio impede que prefeituras recebam os recursos federais destinados a custear serviços essenciais, como saúde, educação e transporte. A suspensão geralmente ocorre por pendências com órgãos de controle, como Receita Federal, INSS ou tribunais, e pode comprometer o funcionamento da administração local.
Além de Viçosa, outras 15 cidades de outros estados vão ficar sem o dinheiro do FPM neste decêndio até que regularizem as pendências. Na grande maioria dos casos o bloqueios dos recursos do FPM ocorre porque a Prefeitura deixou de prestar informações ao Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops).
Para reverter a situação o ente municipal deverá transmitir e homologar os dados não repassados no sistema o mais breve possível. O restabelecimento/desbloqueio dos valores suspensos somente ocorre no prazo de até 72 horas, até atualização do sistema e envio de dados ao Banco do Brasil.