SAÚDE

INSS inicia amanhã ligações para segurados para antecipar perícia médica

Ligação será pela Central 135
Por Redação 24/09/2023 - 09:07
Atualização: 24/09/2023 - 09:23
A- A+
Agencia Brasil
INSS vai antecipar perícias ligando para quem está na fila de espera
INSS vai antecipar perícias ligando para quem está na fila de espera

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai entrar em contato com segurados e cidadãos que estejam  esperando para passar por perícia médica há mais de 45 dias para agilizar o procedimento. Quem estiver na fila aguardando a marcação da perícia, principalmente as pessoas que buscam o auxílio doença, deve ser avisado através de ligações da Central de Atendimento do órgão, a Central 135.

Segundo o governo, a antecipação das perícias vai ser feita pelo Atestmed, sistema pelo qual segurados podem enviar laudos e atestados via internet, para a análise de um médico perito à distância. A iniciativa começou a ser adotada por conta da pandemia e da demora na marcação de exames periciais nas agências, mas foi ampliada no mês passado.

Para antecipar as perícias remotamente, agentes da Central 135 entrarão em contato com os cidadãos para remarcar atendimento ou para confirmar ou antecipar agendamento de perícia médica e/ou avaliação social.

Quando o contato for feito através deste número, o INSS em nenhum momento vai solicitar ao segurado número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta corrente ou senha bancária. É o INSS que informa os dados não o contrário.

Para isso, o número do INSS que vai aparecer na tela do segurado não será apenas o 135, mas o (11) 2135-0135. Mas atenção: o número não recebe chamadas, nem tem WhatsApp. Já o número do SMS da Central 135 continua sendo o 28041.

O cidadão que receber uma mensagem no celular com esse número é o INSS entrando em contato. “A partir da semana que vem, segunda-feira, nós começamos a ligar. Por isso que eu estou pedindo aqui para quem está nos vendo: não fique com medo que seja trote. Não é trote. 135 vai ligar, pedindo que você apresente o seu atestado porque não precisa ficar na fila esperando a perícia. É só atender o telefone e mandar o atestado”, afirma o órgão.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato