Pernambuco
Operação desmantela facção ligada ao tráfico internacional e homicídios
Porto de Galinhas era usada como ponto estratégico para distribuição de drogas
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (Ficco/PE) deflagrou na manhã desta terça-feira, 15, a Operação Kéfale, voltada ao desmantelamento de uma organização criminosa envolvida com tráfico interestadual de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios. A ofensiva, que conta com a participação de mais de 400 agentes das forças de segurança, acontece simultaneamente em 11 estados brasileiros.
As ações ocorrem em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Rondônia. Estão sendo cumpridos 60 mandados de prisão preventiva e 49 de busca e apreensão, além de medidas de bloqueio patrimonial contra os investigados.
De acordo com as investigações, a quadrilha operava um esquema estruturado de distribuição de entorpecentes com rotas internacionais e base operacional no litoral sul de Pernambuco, especialmente na região de Porto de Galinhas. O grupo também mantinha ramificações na capital e na Região Metropolitana do Recife. A cadeia de comando era composta por lideranças espalhadas em diferentes estados e atuava com alto grau de violência para manter o domínio em territórios estratégicos.
As medidas judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Ipojuca, e visam desarticular completamente a organização, além de fortalecer o conjunto de provas reunidas ao longo das investigações.
A Operação Kéfale representa o auge de um trabalho conjunto e coordenado entre as forças que integram a Ficco/PE, voltado ao combate direto a estruturas criminosas que alimentam os índices de violência letal intencional no estado e no Nordeste, principalmente em áreas turísticas.