pernambuco
PF prende suspeitos de compra de votos para candidato único à prefeitura
Materialidade do crime foi confirmada por notas fiscais de combustível; dois foram presosNa manhã de sábado, 5, por volta das 9h30, uma equipe da Polícia Federal em Pernambuco flagrou movimentação suspeita em um posto de combustíveis em Petrolina, levando à prisão de dois indivíduos por envolvimento em possível compra de votos em Dormentes, município pernambucano.
Segundo informações da assessoria da PF, os suspeitos estavam em veículos adesivados com propagandas eleitorais, sendo encontrados com notas fiscais referentes ao abastecimento de combustíveis, possivelmente vinculadas ao pleito municipal.
A investigação aponta que os suspeitos pretendiam utilizar o combustível como moeda de troca em favor de candidatos a vereador e à Prefeitura de Dormentes. Ao perceberem a presença da polícia, um dos envolvidos tentou esconder documentos em um banheiro, onde as notas fiscais foram encontradas. Além disso, dinheiro em espécie também foi apreendido em um dos veículos abordados.
Com apenas um concorrente ao Executivo de Dormentes, a candidata Maria do Socorro Coelho de Sousa, conhecida como Corrinha de Geomarco (PSB), a operação da PF ganha contornos ainda mais críticos, sugerindo que as investigações podem ser direcionadas para sua campanha, embora nenhum nome tenha sido oficialmente mencionado.
A materialidade do crime foi confirmada pelas notas fiscais, que indicavam a compra de combustível com datas próximas ao dia da eleição, configurando a prática de compra de votos, crime tipificado no artigo 299 do Código Eleitoral. A pena para essa infração pode chegar a quatro anos de reclusão, além de multa.