CURIOSIDADE
Dia de Cosme e Damião é feriado? Conheça a origem da data
Data é tradicionalmente celebrada com distribuição de guloseimasPopularmente celebrado em 27 de setembro — embora marcado no dia 26 de setembro no calendário da Igreja Católica — o Dia de Cosme e Damião é marcado pela distribuição de balas, pirulitos e outras guloseimas. Apesar do tradicionalismo, a data não é feriado no Brasil.
A comemoração é é repleta de simbolismos não apenas para os católicos, mas também para os adeptos das religiões de matriz afro-brasileiras, como o Candomblé e a Umbanda.
Cosme e Damião são sincretizados com os Orixás Ibejis, representações da dualidade e da pureza das crianças. A celebração dessa data reforça a importância de cuidar e proteger os pequenos, tanto física quanto espiritualmente.
Cosme e Damião foram irmãos gêmeos que ficaram famosos por serem “médicos” que não cobravam pelos seus serviços de atendimento e de cura aos doentes.
No século IV, durante as perseguições aos cristãos sob o governo do imperador Diocleciano, os irmãos foram presos e acusados de praticar feitiçaria. No ano de 303, foram executados. Nos tempos atuais, são considerados padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.
Em 1969, a Igreja Católica decidiu mudar o dia da tradição, que até então era no dia 27, para o dia 26. Isso porque estima-se que os gêmeos morreram no dia 27, contudo, o dia 27 também era a data de morte de São Vicente de Paulo — e a ideia era não ter a mesma data em homenagens aos santos.
Apesar da mudança de data, a tradição de distribuição de doces se manteve no dia 27 de setembro no Brasil.