SURTO EM MACEIÓ
SMS apresenta plano de enfrentamento à meningite a Conselho
Ministério da Saúde identificou um pico de casos em junho de 202A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) delineou as medidas adotadas para combater o aumento de casos de meningite na capital durante uma reunião no auditório da SMS. A secretária interina, Bruna Monteiro, apresentou o Plano de Enfrentamento do Surto de Doenças Meningocócicas ao Conselho Municipal de Saúde (CMS). Profissionais da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Epidemiologia estiveram presentes para discutir o documento em desenvolvimento.
A apresentação, que aconteceu ontem, 19, incluiu uma linha do tempo detalhando ações contínuas da Vigilância Epidemiológica contra a meningite, como orientações em escolas, quimioprofilaxia para contatos de casos confirmados e apoio médico direto.
O Ministério da Saúde, através do EpiSUS, identificou um pico de casos em junho de 2023, concentrados em Benedito Bentes e Jacintinho. Como resposta, a SMS está tomando medidas adicionais para conter a propagação da doença.
Entre as medidas estão a antecipação da campanha de multivacinação, ampliação da disponibilidade de vacinas, incluindo a meningite C e ACWY, ambulância exclusiva para transporte de pacientes com suspeita de meningite, campanhas de conscientização em escolas, atualização de protocolos clínicos e melhoria na coleta de sangue para hemocultura nas UPAs. A SMS visa agilizar o atendimento a casos de meningite, prevenindo complicações.
Publicidade